Pular para o conteúdo

Regras e boas práticas

Regras e boas práticas do encontro mensal do Café com Poesia

Café com Poesia Digital e encontro real

O Café com Poesia é o braço cultural da SMDP – Sociedade Mundial dos poetas, ele como principal função, é o encontro mensal para que múltiplos tipos de artes, possam ter espaço de apresentação.

Desde 09 de Agosto de 2009 onde iniciamos no Parque Ecológico do Tiête, desde então começamos a verificar que algumas Regras e Boas práticas deveriam ser adotadas.

As boas práticas para o evento mensal

A primeira prática foi sempre colocar no início de nossa apresentação o Hino Nacional Brasileiro para representar nossa máxima poesia e posteriormente conseguimos agregar a bandeira.

A segunda foi buscar trazer a melhor estrutura que nos era possível para os participantes, bem como o registro fotográfico e áudio visual.

A terceira foi a implementação de uma mesa com quitutes e um delicioso café, visto que pelo horário algumas pessoas poderiam ter fome, assim sendo abrimos o pedido de participação voluntária para mesa.

Neste ponto queremos agradecer o abraço e a comunhão criada por visitantes e participantes e nunca deixaram falta algo em nossa mesa.

A quarta boa prática foi buscar ter um encontro livre para todas as idades e com artes intercaladas, sem preferencialismos ou favoritismo.

Todas elas são mantidas até hoje com foco em se manter sempre o que tem sucesso e torna-se melhor para os participantes, visitantes e imagem do Café com Poesia. Não deixe de conferir nossa galeria de fotos de alguns de nossos eventos.

As Regras para o evento mensal

A primeira regra criada a de que as apresentações seriam intercaladas, seguindo PPM (Poesia, Poesia e Música);

A segunda regra foi que o tempo máximo de cada poeta ou escritor não ultrapassa-se os 5 minutos totais por artista;

A terceira regra era que a música não poderia ultrapassar os 10 minutos totais;

A quarta regra seria sobre a ordem de apresentações, conforme a chegada da pessoa e o tipo de arte ela seria colocada em nossa apresentação.

A quinta regra seria que apresentações com necessidade de um tempo maior estariam sujeitas a um aviso anterior com respeito ao número de pessoas para se apresentar.

Com o tempo precisamos adicionar outras regras como:

Sexta regra, conteúdos fanáticos com temas políticos ou religiosos seriam vetados e em caso de ocorrência poderiam ser cortados no meio da execução.

Sétima regra, não era permitido nenhum conteúdo com cunho ofensivo, depreciativo, racista, ou que fosse negativo, com a mesma punição da regra sexta e até mesmo a proibição de novas apresentações por tempo limitado ou definitivo.

A oitava regra foi necessária quando começamos a ter o prazer de apresentações de interpretações, performances e dança, aplicando o mesmo tempo de uma música e ocupando o lugar de um M de nosso formato.

A nona regra, ninguém é imune (organizadores, familiares, amigos, visitantes) as boas práticas ou regras aqui apresentadas e se necessário terá sua atenção chamada de forma direta ou indireta, visando o melhor para todos.

A regra mais recente deu-se com relação ao tempo máximo (horário) de inscrição de participantes, ou seja até 2 horas após o início do evento iremos anotar as apresentações, após isto somente por encaixe ou disponibilidade.

Sugestões e outros sobre o evento físico.

Nestes anos de evento, já tentamos muitas coisas e já ouvimos diversos tipos de opiniões e sugestões.

A mais recorrente trata-se de regras para o silêncio enquanto as pessoas apresentam-se e que o momento do café fosse liberado por uma pausa e depois com retorno.

A primeira sugestão não é bem uma grega mas uma conduta de boas práticas que devemos ter me nossa vida, respeitando para ser respeitado, porém é um encontro entre amigos e conhecidos, logo o pleno silêncio é quase impossível.

Para esta sugestão só podemos pedir que a pessoa fale o mais baixo possível e ou então vá para o lado de fora do local do sarau para poder bater papo, tirar fotografia ou outro.

Já a pausa, tentamos algumas vezes e fica impossível voltar, as pessoas ficam muito dispersas e demoram a se acalmar, já que estão em um ambiente familiar, logo é menos “danoso ao evento” e ao tempo que temos, não fazer pausas e deixar a mesa em aberto.

Em resumo…

Estas são as principais regras e boas práticas que buscamos ter em nosso encontro mensal, caso venha nos fazer uma visita, busque seguir as mesmas, para manter nosso ambiente, amigável e sempre de portas abertas.

São ações que valem tanto apra quem vem aprecisar, quanto para quem deseja apresentar-se.

Todos são bem vindos e serão recebidos com carinho.

Siga, acompanhe, visite, comente, compartilhe, assine e inscreva-se em:

Seja um padrinho ou madrinha: https://padrim.com.br/cafecompoesia
Facebook: https://facebook.com/ocafecompoesia
Twitter: https://twitter.com/cafecompoesia
Instagram: https://instagram.com/cafecompoesiaoficial
Pintrest: https://pinterest.com/cafecompoesia

Café com Poesia:
https://cafecompoesia.com.br
https://blog.cafecompoesia.com.br

SMDP – Sociedade Mundial dos Poetas
https://smdp.com.br
https://blog.smdp.com.br

Imagem de capa baseada em
Infográfico vetor criado por alvaro_cabrera – br.freepik.com

Assine o Blog para receber as novidades!

Preencha o formulário para assinar.